Pages

terça-feira, 8 de junho de 2010

Preparação ou exibição para a Copa?

É impressionante. Época de Copa do Mundo, todas as 32 seleções participantes desse grande torneio fazendo amistosos, para encaixar o melhor esquema tático, corrigir alguma deficiência, pegar entrosamento e etc. E o Brasil?

Você deve estar se perguntando: “Como assim ‘e o Brasil’? Tá fazendo amistosos também, ué!” Realmente, estamos fazendo amistosos... Contra as poderosíssimas seleções do ZIMBÁBUE e da TANZÂNIA.

Alguém conhece o futebol desses países? Alguém já tinha ouvido falar, antes do jogo, de um só jogador famoso dessas seleções? Como é possível se preparar para a competição mais importante do futebol mundial enfrentando seleções que até os times brasileiros dariam goleada? Se for assim, é melhor ficar no Brasil para realizar esses amistosos contra Palmeiras, Flamengo, Corinthians e São Paulo. Garanto que a Seleção Brasileira enfrentará mais dificuldades jogando contra esses grandes clubes do que contra equipes que não irão disputar a Copa do Mundo.

Será que é difícil a poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol) marcar amistosos contra seleções pelo menos de nível “menos pior” que essas? Vejam a Holanda, por exemplo, jogou contra a seleção do México. Isso sim é uma boa preparação, um time mais difícil de enfrentar e que também jogará a Copa do Mundo.

Agora, vejamos a nossa segunda adversária na Copa: Costa do Marfim. Enfrentou o Paraguai em seu último amistoso. O mesmo Paraguai que venceu a seleção brasileira por 3 a 0 nas últimas eliminatórias.

Zimbábue, Tanzânia... Alguém chama isso de teste? É a mesma coisa de se chegar à pré-escola com 18 anos e pedir para fazer uma prova. Se você tirar 10, (no caso, se o Brasil golear) você não fez mais que a sua obrigação. Mas, se você tirar qualquer outra nota, (no caso, se o Brasil perder ou empatar), você é um incompetente.

Será mesmo algo difícil ganhar por 4 ou 5 a 0 da Tanzânia? Ou vencer a seleção do Zimbábue por 6 a 0 com um show de bola brasileiro? O Brasil vai encher os bolsos com dólares oferecidos por esses países (que só Deus sabe de onde esse dinheiro “brota”, já que a pobreza nesses países é algo preocupante) e, mais uma vez, fazer uma preparação meia-boca para a Copa do Mundo.

Bom, já que não sou o primeiro nem o último a apontar e não entender essas atitudes da CBF, vou sentar no meu sofá e acompanhar esse JOGÃO e difícil teste para a seleção canarinho. Vai, Brasil!


Vicenzzo Mandetta
@vicenzzo é apaixonado por futebol e nas horas vagas é jornalista

P.S: Vicenzzo escreveu esse texto antes do jogo Brasil X Tanzânia. É. Pelo jeito ele tinha razão.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!